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Por que as empresas ainda precisam de blogs?

Muitas empresas se perguntam se vale à pena o tempo e o esforço para manter um blog.

Sim, vale, e você verá resultados concretos(se você tiver dedicação e comprometimento).

Neste post explicaremos como.

Veja algumas empresas que mantém blogs de alta qualidade, e pergunte a si mesmo se sua empresa pode ficar fora desta:

Vamos mostrar a você alguns insights sobre blogs e por que os blogs ainda são relevantes.

Conheça os benefícios dos blogs e como fazer conteúdo relevante.

‍Os blogs ainda são importantes?

Os blogs relacionados a negócios continuam crescendo.

As pessoas buscam diariamente nos blogs uma fonte de informação para responder perguntas.

Inclusive, em grandes mercados como o Brasil, o tráfego orgânico(espontâneo) é muito mais proveniente de buscas do Google.

Justamente, é neste tipo de busca, que os blogs se tornam mais relevante se tiverem conteúdo de qualidade.

Com uma boa estratégia de blog, você verá benefícios para o seu negócio.‍

Veja também Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade

Apareça melhor nas buscas do Google

Este é um dos melhores motivos para sua empresa ter um blog.

Pense no seu dia-a-dia.

Quando você tem uma pergunta sobre um produto ou serviço, na maioria das vezes, você busca no Google.

Quase todo mundo faz a mesma coisa.

O Google por sua vez procura entregar conteúdo de qualidade.

Então, quanto mais conteúdo de valor você tiver, especialmente se tiver mais volume e qualidade que seus concorrentes, melhor você tende a se classificar no Google.

Quanto mais alto você se classificar, maior a probabilidade de as pessoas clicarem em sua página.

Com mais tráfego, maior probabilidade de as pessoas comprarem seu produto ou contratarem seu serviço.

Segundo uma grande pesquisa recente, que você pode ver em Tráfego orgânico ou pago: qual gera mais visitas no Brasil?, a maior fonte de visitas dos sites tem origem nas buscas do Google.

O blog ajuda no esforço de estar dentro destas buscas, nas melhores posições possíveis.

Basta você você se preocupar em criar conteúdo que as pessoas estejam procurando, dentro do seu segmento de atuação, constantemente, no médio e longo prazo.

Seja reconhecido como um especialista

Em todos os meios de comunicação e segmentos de mercado, a opinião de especialistas sempre encontra espaço.

Se você tem conteúdo valioso para clientes e potenciais clientes, tende a ser visto como uma fonte respeitável ao longo do tempo.

Inclusive é bom lembrar que os consumidores preferem comprar de quem realmente demonstra entender sobre o seu produto ou serviço.

Ser percebido desta forma é uma conquista que o blog pode ajudar a trazer.

Ao criar posts de blog de qualidade continuamente, você poderá ser visto como um especialista em seu mercado.

Muitas vezes clientes chegarão a você pelo blog e ficará nítido que sua empresa entende do que faz.

Isso é um verdadeiro ativo na era da informação.

Veja também Como escrever um post para o blog da sua empresa

É fácil de compartilhar nas redes sociais

Compartilhar seus posts em suas redes sociais é uma ótima maneira de levar visitas a ele.

Você aproveita para gerar um conteúdo bacana nas redes sociais e ampliar no blog, que também levará visitas à rede social.

Este também é um meio de aumentar a possibilidade de que pessoas compartilhem seus conteúdos.

Por isso é fundamental postar conteúdos que você mesmo como cliente, ou possível cliente, gostaria de encontrar através do Google.

Veja também Guia de estratégia para seu blog gerar acessos e vendas

Como fazer seu conteúdo valer à pena

Vivemos em um mundo onde as pessoas estão sem tempo.

Os períodos de atenção são mais curtos do que nunca.

Por isso é importante estruturar seu conteúdo corretamente.

Se as pessoas acessam seu blog em busca de resposta para uma pergunta específica, elas querem achá-la de forma direta e fácil.

Porém, se seu conteúdo não agregar valor, as pessoas podem deixá-lo de lado, tão rápido quando o encontraram.

Veja também Técnica fácil para criar posts e aumentar visitas em seu site

Divida o conteúdo em seções

Um textão contínuo dá sono.

Use parágrafos e subtítulos mais curtos.

Se você quiser ir além, inclua um índice com links.

Isso permite que as pessoas vão diretamente até a seção em que estão interessadas e pulem o resto.

Inclua links

Os links  internos e externos fornecem recursos adicionais para seus leitores realmente aprenderem algo.

Não crie links para sites de concorrentes, mas use muitos links internos e alguns links externos valiosos.

Criar links para seu próprio conteúdo interno é extremamente útil para o SEO do seu site.

Isto informa ao Google quais páginas são importantes.

Quanto mais importante o Google considera uma página, mais alta ela tende a ser classificada.

Isso aumenta muito a chance de mais pessoas encontrarem sua página, direcionando tráfego para seu site e aumentando a chance de vendas.

Veja também O que são Backlinks e sua importância para o SEO

Procure aprofundar o conteúdo

Tente fornecer o conteúdo mais abrangente possível.

Pense no cliente que procurava uma resposta no Google.

Será bom ele encontrar muitos recursos em um só lugar, sem precisar buscar em outros sites.

Procure o assunto sobre o que vai escrever no Google.

Depois de achar o melhor post, tente fazê-lo ainda melhor.

Procure fazer do seu blog um dos melhores do mercado.

O Google já avisou há um bom tempo, que vai valorizar conteúdos dignos de serem impressos e guardados.

Qualidade acima de quantidade

Você não precisa posts diariamente para que seu blog ser eficaz.

É mais valioso dedicar seu tempo a criar um excelente post, que a pessoas queiram ler ao encontrá-lo na busca do Google.

Veja em Com que frequência se deve criar posts para um blog? , mais informações sobre como e quando postar.

Conheça seu público

O que seus clientes e potenciais clientes querem saber?

Esta é uma das principais coisas a ter em mente ao criar um post.

Alguns assuntos podem ser muito mais procurados do que outros.

Para gerar valor ao seu público com seu conteúdo, você precisa adaptá-lo.

Assim, você poderá atender às necessidades dele, e falar de uma maneira que faça sentido.

Uma boa ideia é começar respondendo as perguntas que os clientes fazem por WhatsApp, e-mail, telefone, redes sociais e outros meios, através do blog.‍

Conteúdo visual e de vídeo

O vídeo é a linguagem mais direta e eficiente da internet.

Com blogs WordPress, como os que desenvolvemos, é possível incorporar vídeos em seu blog, simplesmente colando o link de vídeos que estão no YouTube.

É uma tática de sucesso.

As pessoas nem sempre querem ler longos trechos de conteúdo.

Portanto, pode ser uma boa ideia dividir seu texto com imagens, infográficos e vídeos.

Veja também Tutorial rápido e fácil para criar seu canal no YoutubeApresente seu negócio no Youtube com vídeos bacanas filmados com smartphones

Conteúdo que realmente ensina

Seu foco principal é vender um serviço ou produto.

No entanto, um blog meramente comercial pode afastar clientes ao invés de atraí-los.

Procure ensinar em alguns posts, coisas úteis em seu segmento.

Isso poderá gerar mais simpatia do cliente em relação à sua marca.

E claro, você pode terminar o post lembrando do seu serviço ou produto relacionado ao tema.

Muitas vezes esta abordagem mais sutil pode gerar mais vendas relevantes ao longo do tempo, do que posts apelativos.

Veja também Aprenda o básico sobre intenção de busca e SEO

Atualize conteúdo desatualizado

Conforme a quantidade de posts em seu blog vá aumentando, é interessante atualizar posts antigos.

Primeiro, porque o Google gosta de conteúdos atualizados e valoriza este update.

Segundo, porque o Google recentemente decidiu que posts com dados irrelevantes no tempo, dados restritos ao passado, podem ser deixados em segundo plano nas buscas.

Sempre que possível, vale a pena reciclar conteúdo antigo, tornando-o relevante novamente.

Conclusão

A maioria dos acessos aos site no Brasil tendem a vir das buscas no Google.

Os blogs são a melhor ferramenta para aproveitar este potencial.

Até mesmo o Google mantém um blog com muito conteúdo relevante.

Se sua empresa levar a sério o esforço e comprometimento de semear posts de qualidade na internet, a tendência é no médio e longo prazo, os frutos virem, com mais vendas.

Se você deseja um orçamento sem compromisso de contratação para implementar um blog WordPress no site de sua empresa, tecle pelo WhatsApp.

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