Blogs de sucesso, que têm muitos acessos e ajudam empresas a consolidar a confiança que sua marca transmite, e vender mais, geralmente começam este caminho adotando uma boa estratégia de conteúdo.
Estratégia no nosso âmbito de blogs, basicamente é:
- Definir um objetivo(mais acessos, mais vendas, mais seguidores)
- Decidir como isso será feito(para quem serão os posts, quais assuntos serão trabalhados, como serão divulgados)
- Estabelecer um cronograma
- Avaliar os resultados
- Ajustar a estratégia se preciso
- Persistir na estratégia em busca do resultado
Vamos verificar alguns passos fundamentais para criar uma estratégia de conteúdo que colabore para que seu blog traga bons resultados efetivos.
1. Verifique se você está escrevendo para o público certo
Se o objetivo do seu blog é promover seu negócio, você dever ter um público específico o qual deseja atingir.
Lembre-se que este público é formado por pessoas reais como você, que têm suas rotinas e quando param para procurar algo na internet, esperam encontrar algo realmente útil e interessante.
Entender quem são e no que elas se interessam, é uma etapa inicial importante na construção de um blog de sucesso.
Procure definir então antes de mais nada qual o seu público alvo e o que realmente interessa ele.
2. Descubra onde está seu público.
A internet está cheia de conteúdo e blogs.
Você não pode simplesmente sonhar que ter um blog se resume a publicar posts e esperar acontecer, pois você tem a concorrência, de outros blogs que também estão postando.
As pessoas não têm todo o tempo do mundo para encontrar e ler conteúdo online e não vão necessariamente descobrir do nada seu blog.
A tendência é que encontrem pelo Google seus posts, mas você também tem que descobrir onde está seu público e avisar que seu blog existe e que você está postando, por exemplo, nas redes sociais e grupos de Facebook, Telegram, Whatsapp, ou com seu mailing.
3. Foque nos objetivos ao postar no blog
Um blog de um site de ecommerce com o objetivo de vender mais produtos tem objetivos diferentes de um blog pessoal, que quer adquirir capital social e intelectual.
Portanto defina seu objetivo e nunca esqueça dele ao escolher seus temas e escrever, e ao medir resultados e ajustar sua estratégia.
Os objetivos são o farol ao qual você deve estar atento, tanto nas adversidades, quanto em períodos favoráveis, para cumprir suas missão de ter um bom blog.
4. Seja consistente e persistente
Começar um blog é fácil.
Continuar e publicar novos conteúdos por meses e anos é outra coisa.
A Internet está cheia de blogs desatualizados, parados, abandonados.
Uma estratégia de conteúdo ajuda você a planejar e seguir um cronograma realista, que você realmente possa executar.
Para um blog começar a acontecer, são necessários entre 3 e 6 meses, e para ele perseverar, você terá que ter pelo menos um post novo por semana.
Por isso veja se seus assuntos e ideias realmente são possíveis de executar, mantendo uma produção constante.
5. Faça uma pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave revelará em quais assuntos seu público está interessado e a linguagem que preferem utilizar.
A pesquisa de palavras-chave é uma etapa necessária, pois é assim que você descobrirá como direcionar em seu conteúdo e otimizar os posts em termos de SEO.
Digite uma palavra ou frase na caixa de pesquisa do Google e ali aparecerão as sugestões de busca do Google.
Estas sugestões são baseadas em vários fatores, como quantas vezes internautas procuraram por uma palavra.
Escreva uma palavra principal no campo de busca do Google, por exemplo “moda feminina”, ou “advocacia digital”, e você terá uma série de termos que as pessoas têm buscado na internet para utilizar em seus posts.
Temos um material sobre palavras chave, que você pode dar uma olhada e deve te ajudar: Como usar palavras chave para seus posts bombarem no Google
6. Use também as intenções de busca taticamente
Pode parecer difícil fazer um blog subir no Google e ter mais acessos no meio de tantos blogs que já existem.
A frequência de posts e a persistência são aliados importantes, mas há outras táticas para seu blog crescer.
Uma delas é a criação de conteúdo levando em conta intenções de busca.
Resumidamente, você pode trazer visitantes para um blog de gastronomia falando sobre a história de um prato, ou mais acessos para um blog de moda, falando sobre uma cantora ou celebridade que usa peças similares às que você vende.
Veja aqui um material de apoio que pode te ajudar: Aprenda o básico sobre intenção de busca e SEO
7. Crie um calendário de conteúdo.
O calendário de conteúdo serve para organizar as ideias do seu blog com um plano de ação específico.
Definindo datas em que assuntos serão trabalhados em posts, você prioriza os assuntos que deseja postar em seu blog, e melhora sua consistência, encaixando conteúdos uns nos outros.
Este encaixe cria mais chances de seu blog ganhar leitores habituais, pois o internauta que descobre seu blog, pelo interesse em um assunto, perceberá que existe uma coerência na sequência das postagens e que isso colabora para seu conhecimento aumentar.
O calendário também permite que você evite que assuntos fiquem saturados por um excesso de postagens, dosando assuntos de maneira que informem em um momento de forma suficiente, e voltem a ser trabalhados no futuro também.
8. Escreva posts que informem, ensinem, ou divirtam de verdade
Cada post que você escreve tem que ser valioso para seu público alvo.
Isso transformará cada post de seu blog em um ativo, que vai continuar online, 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meses e anos, ajudando a promover seu negócio.
Nós escrevemos um material de apoio sobre como o Google valoriza conteúdo de qualidade: Novo algoritmo do Google: o fim da era dos “macetes” e não apoia blogs onde os posts são escritos de qualquer jeito, só para manter frequência e ocupar espaço.
Por isso, cada post deve responder uma pergunta, ensinar algo, divertir de alguma forma, entreter, ou de alguma forma melhorar o trabalho, a vida ou o conhecimento do leitor, para que seu blog realmente prospere.
9. Otimize cada postagem para pesquisa.
Você deve cuidar do SEO básico de cada post.
Nos blogs desenvolvidos em WordPress, por exemplo, isso pode ser feito de forma relativamente fácil.
Nós temos um tutorial em vídeo para você dar uma olhada:
Neste vídeo explicamos como trabalhar o SEO nos posts de seu blog WordPress, com alguns aspectos como:
- Palavra chave no link do post(por exemplo uma casa de festas pode ter um post com link www.seusite.com/blog/ideias-de-decoracao-para-festas-de-aniversario-de-gamers)
- Inclusão de palavras chave nos subtítulos de post(os posts devem ter subtítulos, e neles, de forma equilibrada, devem ser utilizadas palavras e termos que cumpram o papel de trazer mais internautas para o blog)
- Cuidado com nomes de arquivo, títulos e textos alternativos de imagens(para que o Google entenda mais facilmente sobre o que é o post, e mostre nos resultados de busca a internautas que realmente se interessem por ele)
- Uso de links internos(como fizemos neste post, você deve recomendar conteúdos que já elaborou, que podem ajudar o internauta a se aprofundar no assunto)
- Atenção aos títulos e descrições de post para o Google(como mostramos no vídeo, com blogs WordPress, você pode formatar e tornar atrativos a descrição e o título que apareceram nas buscas, estimulando internautas a clicar no seu post)
10. Tenha uma frequência de posts constante
Seu calendário de conteúdo ajudará neste aspecto, mas você precisa realmente segui-lo se você deseja construir um público que sempre volta ao seu blog.
A constância é muito importante.
Não abandone seu blog, lembre-se que se você planejou corretamente o público, os assuntos e como e quando serão apresentados, bem como a divulgação, sim, seu blog pode ter mais acessos e promover bem seu negócio.
Temos inclusive um material que explica como com posts constantes você pode eventualmente rivalizar com quem paga por anúncios nas melhores posições do Google, veja o post Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade
Isso claro exige tempo e dedicação
Se você começar a inventar desculpas para adiar posts do seu blog, você dará um grande passo para trás.
O blog tem um papel decisivo para sua empresa ficar mais conhecida e vender mais pela internet, tanto quanto por exemplo o Instagram, como veremos a seguir.
11. Divulgue o seu blog
Torne os posts do seu blog fáceis de serem encontrados pelas pessoas.
Compartilhe em suas redes sociais.
Se tiver uma lista de email, ou newsletter, você pode avisar cada vez que publicar algo novo.
Use os grupos de Whatsapp, Telegram e Facebook, e avise quando tiver algo novo para seu público.
Promoção é a alma do negócio que fecha o ciclo virtuoso para seu blog ter sucesso.
Dê uma olhada no vídeo abaixo, onde explicamos como seu blog, seu Instagram e outras redes sociais podem somar esforços e potencializar suas chances de ter mais acessos e vender mais pela internet.
12. Meça os resultados e ajuste sua estratégia
Com o Google Analytics você pode avaliar o desempenho do seu blog, e comparar com os objetivos que estabeleceu.
Com ele você verifica, entre outros indicadores:
- Se seu tráfego está aumentando
- O quanto os internautas chegam ao seu blog por palavras-chave relevantes
- De onde vêm os acessos de seu site
- Quais os seus posts mais acessados
- O quanto seu conteúdo é realmente interessante para quem o acessa
Dê uma olhada em nosso post sobre como verificar indicadores básico no Google Analytics: SEO para todo mundo entender e praticar – parte II
Se você não está obtendo os resultados esperados, reveja sua estratégia.
Considere tentar coisas novas de forma diferente, ou invista mais no que deu pelo menos um pouco certo.
Se você está tendo sucesso, veja onde ele foi maior, pois ali estão seus pontos fortes, que devem ter um grande foco, mas não deixe de ver o que não deu tanto resultado, para reavaliar se deve ser descontinuado, ou melhorado.
Concluindo, seja persistente e lembre-se que o blog pode trazer ótimos resultados
Muitos blogs de sucesso chegaram a bons resultados na base da tentativa e erro.
O método da formiga, que continua sempre seu trabalho, sem desistir, mudando de caminho errado para caminho certo sempre que necessário, tende sempre a trazer resultados consistentes.
Não é fácil criar seu público e chegar à primeira página do Google na busca por uma palavra chave.
Nada acontece da noite para o dia.
Mas depois de um esforço de 3 a 6 meses trabalhando certo, publicando e promovendo consistentemente, ajustando sua estratégia, os resultados tendem a ser positivos e muito relevantes.
Escrever um post no blog apenas para postar, ou porque você acha a ideia bacana do nada, tende a não dar certo na maioria das vezes.
Se você quer mais acessos e mais vendas, dedicar tempo para pensar sobre quem vai ler, o que de fato interessa estas pessoas, como você vai avisa-las sobre seus posts, etc, vai tornar o tempo que você investe no blog muito mais eficaz e é mais provável que no médio e longo prazo você tenha o blog como um agente fundamental do sucesso de sua empresa na internet.
Se você desejar, peça um orçamento sem compromisso para um blog desenvolvido em WordPress, que ajudará muito seu negócio a ter mais acessos e vendas na internet